domingo, 2 de novembro de 2014

Saona ou Juanillo VIP?

Escrevo aqui minha experiência de viagem para República Dominicana, Punta Cana, para aqueles que possuem alguma dúvida sobre qual passeio realizar. 
Saona ou Juanillo VIP?

Estive lá entre os dias 23 e 29 de outubro de 2014 e fiz os dois passeios, então posto aqui  minha opinião, que acredito ser bem individual e pode mudar de pessoa para pessoa.
Antes de ir, pesquisei em vários Blogs de viagem sobre os passeios, mas não cheguei a uma conclusão, rsrsrs.... pois todos falavam muito mal de um e muito bem do outro e vice e versa.

Bem, a primeira dica, que inclusive eu li em algum blog antes de ir, não faça passeios logo que chegar a Punta Cana, curta o primeiro e segundo dia no resort, pois você pega muitas dicas com outras pessoas que já fizeram o passeio e sempre servem para algo.
Eu comecei os passeios no quarto dia e peguei dicas legais e me livrei de pagar 5 dólares em uma bandana ridícula no catamarã indo para Saona, eles chegam e colocam na sua cabeça e você acha que é um presente, quando for sair do barco eles vão cobrar!
Segunda dica  que peguei com pessoas antes de ir ao passeio, e a sua companhia de viagem não vai te falar é: leve "snaks", pequenos lanches! Inclusive para Saona! Há um supermercado ao lado do resort que fiquei e tinha transfer gratuito, então foi tranquilo para arrumar estes lanchinhos, apesar de ter gasto 40 dólares em 4 chocolates, um pacote de bolacha club social e um repelente.
Depois em um dos passeios um guia dominicano que falava português, foi muito gentil ao explicar muitas coisas legais a respeito da República Dominicana e uma delas é que Punta Cana é apenas um local turístico, não há vida social e nem habitação, os dominicanos que trabalham nos resorts moram a uma hora de Punta Cana, então tudo é superfaturado, inclusive supermercado, que a sua guia diz ser mais barato.

Mas enfim, indo ao que interessa, no quarto dia de estadia em Punta Cana, decidimos ir ao Juanillo VIP, eu já tinha em mente que faria este passeio e me preparei para fazê-lo, pois eu tinha muita vontade de conhecer o Hoyo Azul, uma lagoa de água doce e transparente e muito azul, quem conhece, sempre volta de lá dizendo que é um lugar único no mundo e realmente é linda demais.
O segundo motivo, pelo qual eu tinha muita vontade de fazer o passeio, era conhecer a famosa praia de Juanillo em Cap Cana, pois os únicos passeios e praia locais que podem ser considerados mar do caribe é Cap Cana e Saona, além claro, de ter lido que o passeio era muito encantador, já que o atendimento era VIP e leva o nome de "um dia de milionário" e dá para acreditar que sim!  O preço do passeio nesta época em que estive em Punta Cana foi de 199 dólares por pessoa, realizado pela empresa Blue que também faz o passeio para Saona e atua em parceria com a CVC.
No meu resort "Ifa Villas Bavaro", havia uma mulher chamada Anabela, uma portuguesa simpática que trabalha para CVC e vende os passeios que a Blue ofecere em Punta Cana, eu imagino que nos outros resorts deva ter alguém que represente a empresa que você viajou e possa vender os passeios também. O resort Meliá é ao lado do Ifa Villas Bavaro, então conheci muitas pessoas de lá, de São Paulo e eles relataram que compraram o passeio dentro do resort também, achei importante destacar isto, pois eu li muitos reviews deixando essa dúvida meio no ar. Em geral a CVC e Blue vendem todos os passeios possíveis, que você nunca imaginou que poderiam existir!

Juanillo VIP sai cedo, geralmente entre 7:30 e as 8:00 da manhã, seguimos de ônibus até a praia de Juanillo localizada no condomínio de Cap Cana, um luxo, onde eles contam que a Shakira tem casa lá, o Donald Trump, Denzel Washington e por aí vai... realmente é muito luxuoso e gigante, o maior complexo de Punta Cana. Depois de uns 45 minutos chegamos a praia, pena que fica-se pouco por lá... na minha opinião seria legal ficar mais! Lá você é recebido com drinks, drinks sem álcool, frutas e sanduíches, as espreguiçadeiras ficam na sombra e a praia é um verde que você não vai ver em outro local, ela é tão transparente que não aparece nem  na foto, dependendo da cor do céu. Esta praia tem muitas algas, há pessoas que tentam limpar -trabalhadores-, mas existem pontos com muita alga, mas pela água do mar, ainda assim compensa.


Não vou postar muitas fotos, pois caso você vá... a surpresa vai ser melhor hehehe :)

Depois de sairmos da praia de Juanillo, vamos a marina de ônibus e lá pegamos um catamarã, ficamos até a hora do almoço em alto mar passeando pelo verdadeiro mar caribenho.



Neste ponto da viagem, vou relatar o ponto não tão positivo, ao contrário da Saona, as piscinas para tomar banho em alto mar não dão pé, é um lugar não tão fundo, mas também não dá pé, a não ser que você tenha mais de 1,80 de altura. Para quem já tinha ido a Saona, não curtiu muito não. Pois o passeio em alto mar da Saona a piscina natural dá pé e você pega as estrelas do mar na mão.
Já no passeio Juanillo VIP você coloca o colete salva vidas e fica indo com a correnteza.


 Piscina natural  passeio Juanillo VIP - há pessoas sem colete salva vidas, porém sabiam nadar!
O passeio de catamarã é agradável, toca umas musiquinhas legais, brasileiras, internacionais e dá um tempo para cabeça das musiquinhas caribenhas. Depois do passeio em alto mar, voltamos a Marina para almoçar, o melhor resturante que eu fui.
A opção para o almoço de prato principal é lagosta, frango e filé. Praticamente todo mundo escolhe lagosta, acho que só eu escolhi frango. Servem vinho e espumante o passeio todo, inclusive na hora do almoço. A entrada é uma salada, depois um macarrão maravilhoso, prato principal e sobremesa. É tudo muito gostoso!
Depois do almoço dá para curtir uma piscina que fica em frente ao restaurante, mas é bem rápido e logo após o almoço já vamos ao Hoyo Azul.
Mais uns minutos de ônibus e chegamos ao parque nacional onde é a gruta, caminha-se um pouco para chegar até ela, mas eu tinha lido que não podia ir de havainas, porque era escorregadio, nada disso, o melhor calçado é havainas, chinelos tipo de borracha, porque entra-se na água o tempo todo e ficar calçando sapatos, sapatilhas, tênis não tem muito a ver com o passeio. E no caminho para gruta não tem nada de escorregadio e eu fui em uma dia que estava meio chuvoso, abria-se e fechava-se o tempo, bem típico aliás.
O lugar realmente surpreende a água é muito gelada, tipo muito mais gelada que as águas do campeche em SC. Mas, muito mais gelada mesmo! Enfim, realmente aqui realizei meu sonho de conhecer o Hoyo Azul!!
 Depois de conhecer a gruta, passamos naquelas lojinhas onde vende-se mamajuana, charutos, e souvenir! São legais, o preço das lembrancinhas são bons e vale a pena descer, são poucos minutos! Depois pegamos um ônibus e vamos para os resorts. Acho importante destacar que o guia que acompanha Juanillo VIP foi muito legal, ele era da CVC, falava português e melhor, ele zuava muito os corinthianos, conhecia todos os times do Brasil, brincava até com os políticos corruptos, ele era dominicano, mas era muito informado, sabia até da música beijinho no ombro, foi muito engraçado durante o passeio. 
Resumo do passeio, fiquei muito feliz, satisfeita e surpreendida com os lugares e o tratamento VIP. Sem contar a praia de Juanillo que é muito bonita e o passeio começa muito bem, assim como termina!

Minha experiência com a Saona, e já vou aproveitando para comparar algumas coisas:

Conheci um casal de São Paulo e eles fizeram o passeio à Saona e estavam indo comigo para Juanillo e eu faria Saona apenas no outro dia. Eu senti que pela cara deles, não estavam 100%, então resolvi perguntar o que eles tinham achado de Juanillo VIP, em relação a Saona, pois eu iria no outro dia.
A questão é que a piscina natural indo para Saona, onde se vê aquelas estrelas do mar famosas, é melhor se comparada a piscina natural de Juanillo VIP (foto acima) e por isto eles achavam que o passeio da Saona era mais aproveitado no mar.

O passeio da Saona também começa cedo, lás pelas 7:30 ou 8:00 vai depender da localização do seu resort, vamos de ônibus por uma hora até chegarmos em BayaHibe onde pegamos um catamarã, também muito agradável. Só lembre-se que a bandana custa 5 dólares! ;)




Passamos por um mar muito bonito, também já considerado caribe, visto que as praias como macao, bavaro e playa branca, são banhadas pelo oceano atlântico norte, que não deixa nada a desejar, pois a praia de Bavaro onde eu fiquei era extremamente parecida com o mar da ilha Saona, pois não tinha onda, andávamos mar a dentro e sempre dava pé, verde com azul, era lindo, considerada a melhor praia, sem algas e sem onda.
O que impressiona muito no mar da Saona e Juanillo é que cada ponto tem um verde diferente, um azul diferente, então vale a pena conhecer.
Em especial o mar que conhecemos indo para Saona impressiona mais que o Juanillo e Cap Cana.

Quanto ao preço, 99 dólares por pessoa e dura o dia todo assim como Juanillo, você vai aproveitar apenas o jantar no seu resort.
Na Saona, não temos snaks, nem lanchinhos, a única refeição é o almoço servido da ilha espanhola, que é linda e é visitada antes de ir para Saona. O almoço é uma comida caseira, saborosa, eu comi apenas peixe e arroz, mas as pessoas que comeram, gostaram do almoço e há frutas também, refrigerante e cerveja o caminho todo, só lembrei de falar da cerveja agora, porque não bebo, mas em ambos os passeios é o tempo todo, então se você bebe vai aproveitar muito.
A primeira parada da Saona é esta ilha espanhola, após o almoço vamos à piscina natural, pegamos as estrelas do mar, fazemos fotos embaixo d`água, é muito legal, para quem não sabe nadar nadinha como eu, aproveita muito, em Juanillo eu não aproveitei o mar.



Depois de ficar um pouco nas piscinas naturais, vamos por último a Saona e depois retornamos de lancha, apenas a ida foi de catamarã, o que é muito melhor, pois a volta é mais rápida.
A Saona é linda demais, muitas cores diferentes, depende da cor do céu, mas você se depara em único dia com pelo menos uns 5 tons de verdes e azul também, ela é linda demais, águas calmas e cristalinas, mas é um lugar realmente lindo e por lá valeu todo o passeio.
Eu fiquei tirando foto, brincando com a câmera, quando vi o cara chamou para ir embora, sacanagem, é muito rápido, tipo olhou, vamos embora, mas Ok, como eu já disse vale muito o passeio e ver essas cores lindas!
Depois de visitar a ilha Saona, o caminho de volta é rápido, voltamos de lancha, pegamos o ônibus novamente, as estradas são boas, nem se vê o tempo passar. Também antes de irmos para o resort, passamos novamente na lojinha de souvenir, porém é outra, vale a pena descer também, pois sempre se esquece de comprar uma lembrancinha e nos resorts e no shopping que eu visitei, o Palm Real é tudo muito caro, mas as camisetas I Love Punta Cana, são as melhores e optei por comprá-las lá, com estampa original e matéria prima muito melhor do que das lojinhas.
Outra coisa, é que se aproveita pouco tempo em cada local que paramos, por isso aproveite muito cada lugar, a viagem tanto para Saona quanto para Cap Cana/Juanillo, são longas, é demorado, por isso levamos o dia todo.

Saona X Juanillo VIP
Enfim o passeio Saona é muito legal, impressiona principalmente pela cor da água, o que Juanillo VIP na minha opinião não se diferencia muito, apesar do seu belo mar verde, sua paisagem e tratamento VIP, a Saona em termos de mar agrada muito mais, esta é a minha opinião, se você quer ver mar caribenho e se banhar em lindas águas cristalinas e não sabe nadar como eu, se for para escolher, fique com a Saona!!!
Na minha opinião se você pode fazer os dois, faça! Pois o hoyo azul é um lugar lindo e vale a pena conhecê-lo, a praia de Juanillo também é linda e você vai ganhar muito em conhecê-la!
Agora se você não tem interesse em conhecer o Hoyo azul e quer apenas aproveitar um mar lindo, Saona é a melhor opção por um preço que vale a pena!
Quando eu pesquisei o preço para Saona me deparei com valores tipo 70 dólares, 80 dólares. Então apenas se baseie, se você ler este texto daqui 2 anos, duvide deste valor. Porém, algo positivo, tivemos 10% de desconto por adquirir Saona (99US$) + Juanillo VIP (199US$) para duas pessoas pela CVC/Blue.

Para Juanillo  e principalmente Saona leve repelente, e passe antes de ir para o passeio e reforce.
Para Juanillo, eles dão toalhas de banho durante todo o passeio. Mas para ambos passeios uma bolsa com uma toalha, protetor, repelente e uma troca de roupa seca é bom ter. Quanto ao calçado andei o tempo todo de havaiana e não me imaginei com outra coisa.
Outra observação é que este passeio que eu fiz para Saona por 99 dólares, a primeira parada era na ilha espanhola, onde era servido o almoço, depois passamos por Palmillas, as piscinas naturais com estrela do mar e por último uma visita de 50 minutos a Saona.
Tem um outro passeio que faz apenas Saona! É preciso se informar na hora de comprar! Aqui no Blog ViajenaViagem tem mais depoimentos de pessoas que foram! 


Dolphin
Caso prefira ver golfinhos do que ir a Juanillo VIP:
Eu fiz o passeio do golfinho no Dolphin Island, localizado em Bavaro, o valor por pessoa 115US$, o plano que escolhi foi o mais simples, apenas 20 minutos com o golfinho, o mais barato pois eu não sei nadar e não quis nadar com os golfinhos, eu queria apenas conhecer e fazer uma foto, sobre as fotos você até pode levar sua câmera fotográfica, porém não pode utilizar assim como nos outros parques de golfinhos, no Dolphin Island você adquire as fotos por 40US$ para uma pessoa, 60US$ para duas e 90US$ para quatro e por aí vai, depende do tamanho da família. Uma exploração, se você não tem o sonho de ver um golfinho, é um passeio que também não vale a pena. Eu fiz sozinha, meu esposo optou por não fazer e não se arrependeu. Ao mesmo tempo que golfinhos são lindos e inteligentes, você até se questiona como eles conseguem aprender tanto, mas também cai na real do quanto eles são explorados, assim como nós turistas que não podemos sequer utilizar nossas câmeras. Para ter um acompanhante até os tanques de golfinhos o valor é 35US$ se a pessoa não for entrar na água e ela pode tirar fotos de longe, mas é longe mesmo e ela não vai conseguir tirar foto nenhuma.
Agora se você realmente quer conhecer um, o passeio dura quatro horas, saindo às 8:00 do resort e retornando ao meio dia.
O Manati Park não é recomendável, de acordo com a guia da CVC que nos atendeu, lá os golfinhos vivem em um tanque de 2 metros, e você vai se sentir mal de colaborar com aquela exploração, a CVC diz não comercializar por não concordar com tal ato. No Dolphin Island e no Dolphin Explorer eles vivem no mar, em um cercado, mas em seu habitat natural.

Como escolher seu resort em Punta Cana e para saber mais sobre a praia de bavaro, confira o post de ViagenaViagem
Sobre Bavaro onde ficamos ;) Me apaixonei por esta praia!









Boa viagem, espero ter ajudado!!!





Um comentário:

  1. OI Laís, tudo bem? Não sei se vais lembrar, mas queria saber se tu levou dinheiro ou cartão no passeio do Juanillo. Durante os banhos e mergulhos, deixaste a bolsa no barco/ônibus? É seguro? Fiquei preocupada. Obrigada

    ResponderExcluir